quinta-feira, 11 de abril de 2013

A responsabilidade de um bebê


Antes de começar a ler este texto, vamos esclarecer uma coisa para evitar dedos em riste e comentários desnecessários. Se falo dessas escolhas como as melhores, foi por que eu estudei, pesquisei e achei que estas eram as melhores escolhas para minha família. Se voc~e achou que outras são melhores, não é meu papel julgar. Falo apenas de mim neste texto. E sim, a cirurgia cesárea pode prejudicar os bebês, pesquise e se informe.


Um bebê que nasceu em um parto natural, foi direto pro colo da mãe, mamou sempre em livre demanda, tem muitas responsabilidades. Este bebê de quem eu falo, dormiu desde pequenino no colo, mamou sempre que quis, é cuidado principalmente pela mãe, e levado pra cima e pra baixo no sling. O pai está sempre presente, está sempre envolto por amor. É tratado com homeopatia e acupuntura quando necessário. Este bebê sempre é atendido quando chora, e nunca foi deixado sozinho para dormir. Este pequeno, não importa a idade que tenha, tem muita responsabilidade, a enorme responsabilidade de ser o melhor bebê da face da terra.
Quando eu me pego com vergonha e desapontada por que o Pedro ainda acorda muito à noite, só dorme com o barulho de chuva no ouvido, não dorme no peito, percebo que na minha mente passa um pensamento “mas este menino nasceu em casa, o que ele quer?!” E olho bem comprido pra aquela criança que nasceu de cesárea, dorme sozinha no quarto, é cuidada pela babá, entre outras coisas, e que é tão feliz, dorme a noite toda e ri o tempo todo...
Eu tento, assim que me pego neste buraco de coruja, lembrar que meu filho é uma pessoa, um bebê, e não me deve nada. Eu fiz o melhor que pude, e continuarei fazendo, e mesmo assim ele não me deverá nada. Não precisa pagar nem com um sorriso, nem dormindo a noite toda, nem sendo um bebê tranquilo, ou uma criança esperta, ou um adulto legal. Não é este o tipo de relação que eu estou construindo com meu filho. Eu faço o que acho melhor, me desdobro, me desboto, me desfaço e me refaço para que isso seja possível. Mas isso não é um favor pra ele. Seja, meu filho. Que eu não te impeça. Amém.





2 comentários:

Obrigada por participar!